O mundo da tauromaquia é um universo em si mesmo, que compreende um conjunto de tradições de enorme interesse para muitos turistas. As corridas de touros e os toureiros ou “matadores” são a máxima expressão da arte da lida do touro, mas este mundo encontra-se associado a muitos outros aspectos que o distinguem, como as ganadarias e a criação de touros, o vestuário (o traje de luces), as expressões e a forma de falar, as festas populares, os cartazes das corridas ou a gastronomia.
A arte do toureio está presente nas estampas de Goya, nas gravuras de Picasso, nos poemas de Lorca e nos filmes de Almodóvar. A praça de Las Ventas, inaugurada em 1931, alberga o Museu Taurino de Madrid, que conserva interessantes obras de arte e objetos relacionados com o mundo do touro. Para alguns é impossível compreender a cultura espanhola sem uma aproximação ao mundo da tauromaquia, um espetáculo que se realiza na península desde o século XII.
O "rabo de toro", servido como tapa ou prato principal é muito frequente nos bares y restaurantes com tradição taurina. Na zona de Ventas e no centro de Madrid é possível encontrar muitas destas tabernas, como é o caso da Casa Toribio, cuja especialidade é o rabo de toro e as criadillas de toro (testículos de touro) grelhadas.
Vale destacar os restaurantes e tabernas centenários da cidade que levam mais de cem anos preparando os pratos típicos da cidade. Entre eles está Botín, considerado o restaurante mais antigo do mundo e conhecido por seus leitões assados, a Casa Ciriaco no centro da Calle Mayor, a taberna centenária Casa Alberto e Casa Labra situada junto à Puerta del Sol.
Considerado como a catedral da arte do flamenco, por este famoso tablao desfilaram os melhores artistas do cante, da guitarra e do baile.
Situado no local que ocupou durante anos o popular Café de Chinitas, um novo tablao acercará o melhor flamenco e a gastronomia espanhola ao centro de Madrid.
Um novo espaço de flamenco e gastronomia, junto à Puerta de Alcalá e ao parque de El Retiro.
O primeiro teatro de flamenco do mundo comparte sede com o Teatro Alfil, no bairro de Malasaña.
Um dos tablaos flamencos mais antigos do mundo, em pleno coração do Bairro das Letras, reabre as suas portas depois de permanecer dois anos fechado, agora sob a direção artística do bailaor Antonio Canales.
Histórico “tablao” flamenco, com espetáculo e jantar de degustação de pratos típicos espanhóis, aberto 364 dias por ano.
Cozinha de autor e o melhor flamenco dão as mãos neste tablao do centro, um dos mais conhecidos da capital.
Un tablao flamenco para desfrutar de todos os palos do flamenco e da melhor gastronomia espanhola, em Plaza de España.
Um ponto de encontro para os amantes do flamenco na zona de Madrid Río.
Um tablao flamenco para desfrutar de um espetáculo intenso e apaixonante, a dois passos da estação de Príncipe Pío.
Desfrute do flamenco em estado puro neste pequeno tablao localizado em pleno centro de Madrid.
Um espetáculo flamenco único combinado com um roteiro pela gastronomia regional mais representativa de todo o país.
Perto da Puerta del Sol, este “tablao” oferece as melhores atuações de flamenco e os pratos mais destacados da gastronomia madrilena.
Tablao flamenco e sala “rociera” para desfrutar de espetáculos ao vivo de puro flamenco, acompanhados pelos pratos típicos da gastronomia espanhola.