Um percurso de segunda-feira a domingo, para aproveitar um punhado de propostas interessantes para qualquer dia da semana em Madrid: visitar o Museu do Prado, conhecer o estádio Santiago Bernabéu ou praticar o “tapeo”
Segunda-feira
Um bom dia para explorar o Paseo del Arte, aproveitando o acesso gratuito (consultar horários) ao Museu Nacional Thyssen-Bornemisza, ao Museu Reina Sofía e ao Museu do Prado. Depois de um snack no Bairro de Las Letras, podemos dedicar o fim do dia a visitar a zona comercial de Sol e da Gran Vía. A Gran Vía é, provavelmente, a artéria mais conhecida e mais animada de Madrid, onde se concentra um grande número de lojas, como a nova megastore WOW Concept, concebida como um centro comercial multimarca e multiproduto, onde é possível encontrar artigos de centenas de marcas. WOW Concept também conta com uma segunda loja em Calle Serrano, 52.
Madrid conta com uma infinidade de lojas e estabelecimentos comerciais para todos os gostos e para todos os bolsos. O Bairro de Salamanca destaca-se pela exclusividade de muitas das suas lojas, pertencentes às grandes firmas do luxo internacional, e também algumas franquias de moda popular e estabelecimentos de comércio mais tradicionais. Também podemos visitar a exclusiva galeria comercial Galería Canalejas, o novo ícone do luxo no coração de Madrid, com mais de 40 boutiques de moda, complementos, perfumaria e alta joalharia e relojoaria das firmas de luxo mais prestigiosas do mundo. A galeria oferece uma experiência gastronómica única no seu Food Hall, com 30 bares e restaurantes de diferentes especialidades e nacionalidades.
E nada melhor para terminar um dia dedicado à cultura do que um momento de relax no Spa Hotel Four Seasons, o maior spa urbano de luxo de Espanha.
Terça-feira
Comecemos por visitar a exposição de turno no Palácio de Cibeles e subir ao miradouro de CentroCentro, para desfrutar de uma panorâmica geral de Madrid desde as alturas. Continuemos pelo Paseo de Recoletos, até à Fundação Mafpre, para visitar uma das suas mostras de arte temporárias ou a Biblioteca Nacional, do outro lado da rua. O passeio alarga-se até ao Estádio Santiago Bernabéu no Paseo de la Castellana. Faremos uma pausa para um merecido descanso num dos restaurantes ou afterworks da zona de Azca. Perto daqui, a moderna zona das Cuatro Torres e o Bairro de Salamanca são de visita obrigada para ir de compras e para desfrutar de alguns dos melhores restaurantes de luxo da cidade.
Para os que preferem as cores do clube “colchonero”, nada como uma visita ao estádio Cívitas Metropolitano e uma visita a um dos bares que rodeiam o estádio. Nos arredores, a Quinta de los Molinos e a Quinta de Torres Arias são dois lugares perfeitos para reconectar com a natureza.
Quarta-feira
Comecemos o dia com um passeio pela cidade de Madrid dos Áustrias, partindo da Plaza de Ópera, rodeando o Teatro Real e atravessando a Plaza de Oriente até chegar à entrada do Palácio Real e da catedral de La Almudena, com o seu espetacular Miradouro da Cornija do Palácio Real para desfrutar das fantásticas vistas dos Jardins de Campo del Moro e da Casa de Campo, e visitar a Galeria das Coleções Reais, como remate da cornija que se abre aos jardins de Campo del Moro desde a Plaza de la Armería.
Uma visita ao Lago da Casa de Campo é o plano perfeito para desfrutar da natureza e de uma bebida refrescante nos bares e restaurantes à sua volta, ou para praticar desportos náuticos ou alugar uma das suas barcas.
Ao meio-dia, podemos assistir ao câmbio da guarda no Palácio Real (exceto nos dias em que se celebre algum ato oficial ou se as condições meteorológicas o impedirem). O nosso passeio continua até ao Parque del Oeste, onde se encontra o Templo de Debod, ou atravessando a zona de Plaza de España, para chegar à Calle Princesa e continuar o dia de compras ou visitar o Palácio de Liria. Situado no emblemático Edifício España, entre a Gran Vía e Calle Princesa, o luxuoso Hotel Riu Plaza España oferece umas vistas fantásticas da cidade desde o seu terraço no último piso. Outra opção é regressar a ponto de partida para ir até à Plaza Mayor e render-se aos prazeres gastronómicos num dos muitos restaurantes da zona.
Imprescindível a visita a alguns locais históricos e tradicionais desta zona, como Seseña (Calle de la Cruz, 23), especializado no fabrico e a venda de capas, ou Casa de Diego (Plaza Puerta del Sol, 12), um estabelecimento dedicado ao comércio de leques e de guarda-chuvas de fabrico artesanal.
A quarta-feira é o Dia do Espectador nas salas de teatro e de cinema de Madrid, e os descontos podem chegar aos 50%. A cidade oferece uma ampla programação teatral que engloba todo o tipo de espetáculos, em grandes teatros como o Teatro Real, o Teatro Español ou os Teatros del Canal.
Quinta-feira
Podemos desfrutar da natureza sem sair da cidade, nos dois grandes espaços verdes considerados os verdadeiros pulmões de Madrid. Referimo-nos ao Parque de El Retiro, em pleno centro da cidade, e à Casa de Campo, na zona noroeste da capital, cujo interior alberga a Montaña de los Gatos, um dos lugares mais icónicos do parque. A área que engloba o Paseo del Prado e o parque de El Retiro foi batizada como Paisaje de la Luz e declarada Património Mundial na categoria de Paisagem Cultural.
Para quem viaja com a família, a Casa de Campo alberga um dos zoológicos mais importantes do mundo, o Zoo Aquarium. Outra boa opção é visitar os espaços e museus mais originais da cidade, como o IKONO, uma peculiar galeria de arte interativa situada frente ao Museu Reina Sofía, com atividades imersivas para potenciar os sentidos. O Sweet Space Museum, no centro comercial ABC Serrano, oferece uma aventura de degustação interativa, que fará as delícias dos mais gulosos, num espaço único repleto de experiências inovadoras e muita diversão. Entre Lavapiés e Puerta del Sol, o Museu das Ilusões é um espaço com percursos interessantes e divertidos para explorar o mundo das ilusões de ótica, para um público de todas as idades. Entre os mais recentes, o Museu da Felicidade oferece uma experiência imersiva, para descobrir tudo sobre a felicidade, e o Museu da Luz Madrid surpreende com os seus efeitos visuais e instalações tecnológicas de vanguarda.
Para muitas pessoas, a quinta-feira parca o início da vida noturna do fim de semana, e qualquer das zonas de ócio noturno de Madrid – Malasaña, Chueca, Bairro de Las Letras, Princesa... – estará suficientemente animada para desfrutar de uma boa noite de “marcha”. A cidade oferece uma ampla variedade de cocktail-bars, sobretudo na zona da Gran Vía madrilena. Nada como saborear um esquisito cocktail no Museu Chicote, um emblemático bar com uma decoração Arte Deco, que não cessa de inovar para oferecer aos seus clientes as melhores combinações num ambiente exclusivo e renovado.
Sexta-feira
Para começar o dia, nada como um passeio pela zona de Moncloa e à Cidade Universitária, incluindo uma visita ao Faro de Moncloa e ao Museu de América.
O final da semana de trabalho traduz-se, para muitos madrilenos, no aperitivo de rigor de cada sexta-feira com os amigos ou com os colegas de trabalho: o que em Madrid se conhece como “ir de cañas”. Por este motivo, hé habitual ver as tabernas e os bares mais cheios do que é habitual a partir das 15:00 horas, sobretudo nas zonas mais centrais e ode se situam os escritórios das grandes empresas.
No cêntrico distrito de Chamberí, os bares e restaurantes da popular Calle Ponzano são muito frequentados a todas as horas do dia (aperitivo, tarde e noite), para desfrutar da sua variada oferta gastronómica. Também podemos optar por um passeio gastronómico pela Calle Ibiza e pelos seus arredores, uma das zonas com maior concentração de tabernas e de restaurantes da capital. Madrid conta também com uma ampla oferta de locais e de restaurantes pensados para jantar tarde e satisfazer o apetite dos amantes da noite.
Sábado
O Museo del Ferrocarril de Madrid (Paseo de las Delicias 61) acolhe um fim de semana por mês o Mercado de Motores, um mercado ao estilo europeu que combina artesanato e artigos de segunda mão, comércio e gastronomia. A curta distância do museu, o centro cultural Casa Encendida é um espaço polivalente que alberga exposições de artes plásticas e oferece uma programação diária que inclui ciclos de cinema, concertos, espetáculos de dança e performances.
Podemos reservar a tarde ou o anoitecer para assistir a algum dos espetáculos que a capital nos oferece: um musical, uma obra de teatro, um filme em versão original, um concerto ou um espetáculo de tablao flamenco no Corral de la Morería, considerado a catedral da arte do flamenco, ou o Torres Bermejas, um dos tablaos mais conhecidos da cidade, onde o melhor flamenco se combina com a cozinha de autor.
Os amantes da gastronomia podem desfrutar de uma experiência única em Madrid visitando algum dos seus restaurantes com Estrela Michelin. É o caso dos restaurantes DiverXO, do chef David Muñoz, galardoado com três estrelas Michelin, Deessa, do conhecido chef Quique Dacosta, com duas estrelas, ou Smoked Room, do chef malaguenho Dani García, também com duas estrelas Michelin.
Para relaxar, nada como um passeio pelo Parque de El Capricho, na Alameda de Osuna, um dos espaços verdes integrados no património artístico-natural da idade, aberto apenas aos sábados, domingos e feriados.
Domingo
Os domingos e os feriados são dias de Rastro. Para começar bem o dia, podemos perder-nos entre os postos deste enorme mercado de rua, que ocupa toda a Calle de Ribera de Curtidores e as ruas adjacentes. O ritual obriga a não abandonar a zona sem tomar um aperitivo em La Latina, onde o bom ambiente está assegurado do meio-dia até à noite.
Outra opção é visitar algum dos numerosos mercados que têm lugar cada domingo por toda a cidade, reunindo comerciantes, produtores e clientes. Merece destaque o Mercadillo de Pintores, que se celebra todos os domingos na Praça do Conde de Barajas, junto ao Arco de Cuchilleros.
Um passeio pela zona de Madrid Río, percorrer a ribeira do Manzanares e visitar o espaço Matadero Madrid e a Casa del Lector, sempre com propostas culturais contemporâneas para crianças e adultos é outra boa alternativa. Ambas as opções são uma boa oportunidade para conhecer o vizinho bairro de Lavapiés, um bairro castiço que é um autêntico crisol de culturas, e que se converteu nas últimas décadas na área mais multicultural de Madrid.
Um dos espaços verdes mais populares do sul da cidade, situado na zona de Puente de Vallecas, é o Parque Cerro del Tío Pío que oferece umas espetaculares vistas de Madrid desde as suas sete colinas, diversos equipamentos para a prática de desporto, ciclovia, um quiosque de bebidas e um miradouro na sua zona mais alta.
No distrito de Carabanchel podemos visitar a Colonia de la Prensa, um surpreendente bairro de estilo Art Deco, construído entre 1913 e 1916 segundo os planos do arquiteto Felipe Mario López Blanco. Este distrito alberga várias joias arquitetónicas, merecedoras de uma visita. No coração do bairro de Vista Alegre, destaca-se a Finca de Vista Alegre, um conjunto monumental e paisagístico cujos jardins foram declarados Bem de Interesse Cultural, e o Palácio Vistalegre Arena, um enorme edifício multiusos que acolhe regularmente eventos musicais e desportivos. Na escadaria do seu acesso sul, um conjunto escultórico representando dois touros recorda a antiga tradição tauromáquica do lugar, ocupado desde o ano 1908 pela popular praça de touros de Vista Alegre, conhecida como “La Chata” e demolida em 1995.
Próximo do Planetário, no distrito de Arganzuela, o Mercado de Produtores (que tem lugar no primeiro e terceiro domingos de cada mês), é um mercado ao ar livre dedicado ao comércio sustentável, com produtos da melhor qualidade.
Utra proposta interessante é um passeio pelo bairro de Usera, considerado a “Chinatown” madrilena, onde se encontra a maior concentração da comunidade china de Espanha. A zona conta com uma infinidade de estabelecimentos comerciais chineses, e com o Centro de Mayores Chinos de Usera, onde os sócios se reúnem habitualmente para jogar ténis de mesa e tocar música tradicional.
Uma semana em Madrid dá para muito, e sobretudo para ficar com vontade de planear uma nova visita quanto antes... E em Madrid adoramos receber as visitas!