Em Madrid desfrutamos de um clima continental e moderado, com um protagonista sempre presente: o sol, que brilha sobre Madrid em todas as estações do ano, fazendo da nossa cidade a capital europeia com mais horas de luz solar. Seja qual for a altura em que nos visite, desfrutará de uma luminosidade única e de uma oferta inesgotável de cultura, gastronomia e ócio. Conheça os espaços e propostas que lhe sugerimos e visite-nos em qualquer época do ano.
PRIMAVERA
A primavera é a estação das flores, quando a natureza mostra a sua melhor cara, os dias parecem mais longos e apetece desfrutar do sol, da noite e do calor incipiente. É na primavera que Madrid celebra, entre outros eventos, o Festival Madrid en Danza, a Corrida da Mulher, a Feira do Livro de Madrid, a Meia Maratona de Madrid, a Zurich Rock ‘n’ Roll Running Series Madrid, o Mutua Madrid Open, as Festas de San Isidro. Sugerimos que anote as seguintes atividades na sua agenda “madrilena”:
Visitar a Rosaleda de El Retiro. Trata-se de um espaço tranquilo e agradável, no interior do parque de El Retiro, que adquire uma beleza especial durante os meses de maio e junho, época em que florescem as rosas. O jardim possui mais de 4000 roseiras de cores fantásticas e de 500 variedades diferentes. Recrie com a sua imaginação a visão e os aromas deste espaço concebido por Cecilio Rodríguez, jardineiro-mor da cidade, em 1915.
Aproveite também para visitar nas proximidades os Jardins de Cecilio Rodríguez (também na zona de El Retiro). Uns belíssimos jardins com tanques, fontes, pérgolas e até pavões reais!
Descobrir o jardim do Museu Sorolla. Além do museu propriamente dito, onde poderá contemplar uma excelente coleção de quadros do pintor valenciano, poderá desfrutar do seu jardim de inspiração árabe, um verdadeiro oásis no meio do bulício do centro de Madrid. Admire a sua cuidada vegetação e deixe-se levar pelo murmúrio da água das suas fontes.
Se preferir os jardins menos permeáveis ao ruído mundano, visite os Jardins do Príncipe de Anglona ou o Huerto de las Monjas, nas proximidades deste, que surpreendem pela sua localização em pleno centro da capital espanhola.
VERÃO
O calor é constante durante os meses de verão em Madrid, pelo que é recomendável evitar as horas centrais do dia para realizar as grandes caminhadas do turismo convencional. Mesmo assim, os madrilenos não deixam de sair à rua nesta época do ano. É no verão que a cidade celebra a festa do Orgulho Gay, festivales de música como Mad Cool Festival, Noches del Botánico, Paraíso Festival, a grande passarela da moda Mercedes-Benz Fashion Week, o festival Veranos de la Villa, as grandes Festas de Agosto, dedicadas a S. Cayetano, San Lorenzo e à Virgem de la Paloma, e quando tem início a temporada de LaLiga. Mas também temos outras propostas para si:
Percorrer a Casa de Campo “à sombra”. Nada melhor do que explorar o maior parque público de Madrid para desfrutar ao fresco desta imensa zona verde, de mais de 1500 hectares. No interior do parque existem diversas instalações de especial interesse turístico: o Parque de Atracciones, o Lago, o Zoo Aquarium, o Teleférico, a Venta del Batán e o pavilhão multiusos Madrid Arena. Perto do Lago os visitantes podem desfrutar de uma interessante oferta gastronómica, que contribui para tornar ainda mais interessante este bonito enclave natural madrileno. Vale a pena visitar restaurantes como El Urogallo, Café del Lago, La Parrilla del Embarcadero, El Ancla del Lago, Villa Verbena e o Taller de Casa de Campo do grupo Triciclo, que dispõem de amplas esplanadas ao ar livre.
Desfrutar das esplanadas ao cair da tarde. Uma experiência que resulta sempre agradável no verão é sentar-se numa esplanada à sombra, e desfrutar de uma bebida bem fresca enquanto se toma o pulso à cidade ao cair da tarde. Estão de moda as esplanadas e terraços nas açoteias (como Azotea del Círculo, Terraza de Sabatini, Doñaluz e Picalagartos Sky Bar, entre muitas outras), embora também sejam muito relaxantes as esplanadas ao nível da rua, como Ramses, Florida Retiro, Raimunda, etc.
Visitar o Hipódromo de la Zarzuela. Se é amante dos espaços ao ar livre e da hípica, planeie uma visita ao Hipódromo de la Zarzuela num dia de corridas. No verão realizam-se corridas noturnas, pelo que poderá desfrutar plenamente deste excelente espaço nos arredores de Madrid. Aos domingos de manhã realizam-se visitas guiadas. O edifício do hipódromo, obra do arquiteto Eduardo Torroja, é considerado uma das obras-primas da arquitetura do século XX.
E para se refrescar durante o verão não pode faltar uma visita ao Aquópolis de Villanueva de la Cañada, o maior parque aquático de Europa, que possui 21 atrações e uma ampla área verde onde descansar ou tomar sol; ou ao Parque Warner Beach, parque de atrações aquático ambientado na California da década de 50.
OUTONO
Madrid no outono tem um encanto especial. A sua vegetação muda de cor e têm lugar eventos tão importantes como o Acciona Open de Espanha de Golfe, a Semana aa Arquitetura, a feira de antiguidades Feriarte, o Festival Internacional de Jazz de Madrid, e o Festival de Outono. Sem esquecer a popular festa de Halloween, data perfeita para visitar o Parque de Atracciones e o Parque Warner com as suas salas temáticas de terror, bem como centros culturais como Casa de México que recebe atividades especiais pelo Dia dos Mortos.
Aqui lhe deixamos outras três sugestões:
Contemplar as cores do Jardim Botânico. Se gosta de sentir o ritmo da natureza, explore este espaço fantástico e exótico, onde poderá comprovar como as suas árvores e plantas se vão adaptando ao frio e como mudam as cores da sua folhagem. O jardim encontra-se em pleno centro da cidade, mais concretamente junto ao Museu do Prado, e alberga mais de 30 000 plantas procedentes de todo o mundo.
Descobrir os Jardins de Sabatini. Junto ao Palácio Real de Madrid, este magnífico espaço verde é célebre pela beleza das suas postas de sol. Desde o lago no centro do jardim, rodeado de fontes, esculturas e árvores, poderá ver como as tonalidades amarelas e avermelhadas do sol se projetam sobre a espetacular fachada do Palácio Real.
Conhecer o Parque de El Capricho. Este parque romântico e senhorial, desenhado pelos Duques de Osuna, possui numerosos recantos sedutores. É considerado um dos mais bonitos jardins de Madrid. Desenhado em 1784, permaneceu abandonado durante algum tempo, até que em 1999 o Ayuntamiento de Madrid assumiu a sua gestão e o abriu ao público, para desfrute dos madrilenos que o visitam ao fim de semana e nos dias feriados.
INVERNO
O inverno de Madrid é frio, mas a temperatura não é um obstáculo para desfrutar da cidade. Uma das vantagens dos dias de inverno é serem habitualmente dias muito ensolarados, com céus azuis e uma luminosidade intensa, que convida a passear pela cidade e desfrutar do seu encanto invernal. Além disso, o inverno é a estação do Natal - que inunda as ruas com as suas magníficas iluminações coloridas, com pistas de gelo para patinar e mercadinhos de Natal, a San Silvestre Vallecana e a espetacular Cabalgata de los Reyes Magos – e a época em que se celebram dois grandes acontecimentos gastronómicos: o Madrid Fusión. Eis aqui algumas ideias para desfrutar ainda mais da cidade de Madrid no inverno:
Percorrer a Quinta de los Molinos. Este grande parque de Madrid ocupa mais de 20 hectares, e alberga uma grande variedade de árvores (oliveiras, pinheiros, eucaliptos, amendoeiras, etc.), além de várias fontes e de um lago. É uma autêntica delícia percorrer este jardim público no mês de fevereiro. É o tempo da floração das cerejeiras, quando o parque se cobre de um formoso manto branco. Uma paisagem que nos recorda a do Valle del Jerte (na comunidade autónoma da Extremadura) e os campos de amendoeiras japoneses.
Compras de Natal na Plaza Mayor. Se visitar Madrid durante o mês de dezembro, não deixe de visitar a tri-centenária Plaza Mayor e o seu grande e animado mercado natalício, onde poderá encontrar todo o tipo de artigos. Aproveite para comprar um souvenir feito em Madrid, na Loja Casa de la Panadería (situada no Centro de Turismo de Plaza Mayor). Aqui encontrará produtos tradicionais e os souvenirs mais emblemáticos de Madrid: os caramelos de violetas, gorras de pichi castiço, barquilhos, capas de Seseña, meninas de chocolate, carteiras de pele artesanais, jóias de cerâmica, lenços de seda, desenhos decorativos, etc.
E se o tempo não estiver bom, pode mergulhar no Museum of Illusions Madrid, um espaço original para passeios que mergulham no mundo das ilusões de ótica e que farão as delícias do público de todas as idades; ou no Nomad Museo Inmersivo, um centro que combina tecnologia e arte participativa para reinventar a experiência sensorial. Você também pode visitar o Museu da Felicidade, que oferece uma experiência imersiva onde você pode descobrir tudo sobre a felicidade; ou o Museu da Luz Madrid, que inclui efeitos visuais e instalações tecnológicas de última geração.