Se visita Madrid pela primeira vez e apenas dispõe de 72 horas, organize a sua agenda para sacar o maior partido possível da cidade. São apenas três dias e muito que ver...
Comece pelo imprescindível
A Paisagem da Luz, Património Mundial da UNESCO
A Paisagem da Luz, declarada Património Mundial da UNESCO em julho de 2021, abrange a área formada pelo Paseo del Prado entre Cibeles e a praça do Imperador Carlos V, em Atocha, o parque de El Retiro e o bairro dos Jerónimos. Um espaço único e surpreendente, repleto de arte e de natureza.
Visitar três dos museus mais importantes do mundo (Museu do Prado – que possui obras de Velázquez, Goya, El Greco, Tiziano e Rubens -, o Museu Thyssen-Bornemisza e o Museu Reina Sofía, que alberga o célebre quadro Guernica, de Picasso), o Parque de El Retiro e o Real Jardim Botânico e monumentos tão conhecidos como a Puerta de Alcalá ou as fontes de Cibeles, Apolo e Neptuno é algo que não pode deixar de incluir na sua agenda.
O lugar mais animado da cidade. Não pode deixar Madrid sem fotografar a estátua do urso e do Medronheiro, símbolos do escudo de Madrid; o ponto quilométrico 0, ponto de partida de toda a rede rodoviária espanhola, e o seu famoso relógio, que anuncia as célebres campanadas de Ano Novo para toda a Espanha.
A praça mais visitada de Madrid (século XVII) é presidida pela estátua equestre de Felipe III e pelos monumentais edifícios da Casa de la Panadería e da Casa de la Carnicería.
Deambule pelas suas arcadas, que albergam restaurantes típicos e lojas tradicionais e centenárias, como a chapelaria La Favorita.
A Madrid mais "real"
Sinta-se como um rei, passeando pelo Palácio Real e percorrendo os Jardins de Sabatini. Não perca as fantásticas vistas dos Jardins de Campo del Moro e da Casa de Campo desde o Miradouro da Cornija do Palácio Real. Também se pode saber mais sobre a história da monarquia espanhola com uma visita à Galería de las Colecciones Reales.
Outro lugar para desfrutar de magníficas vistas é a cúpula da Catedral de la Almudena. Perto encontra-se o Teatro Real, um dos teatros de referência a nível mundial.
Passeie pela Gran Via, a rua que nunca dorme
É a artéria mais icónica de Madrid. Conhecida como a “Broadway madrilena” graças à sua oferta de espetáculos musicais, nela abundam os cinemas, restaurantes e lojas de moda.
Destaque para os espetaculares terraços situados no último piso dos seus hotéis, como El Jardín de Diana (hotel Hyatt Centric Gran Via) e o Roof Top Bar (hotel Pestana R7 Gran Vía), que permitem desfrutar de fantásticas de 360º da capital espanhola.
Só em Madrid poderá contemplar ao mesmo tempo 13 Taças da Europa, o troféu mais prestigioso do mundo do futebol. Se quiser fotografar-se com elas, visite o Santiago Bernabéu, o estádio do Real Madrid (atualmente em obras de reforma), e inscreva-se num Tour do Bernabéu. Se prefere a equipa das cores vermelha branca, o Atlético de Madrid também oferece um tour pelo seu novo e flamante estádio, o Cívitas Metropolitano.
Dê uma volta pela cidade
Madrid é uma cidade muito "passeável". Perca-se pela Madrid dos Áustrias ou pelo bairro de La Latina e descubra ruas cheias de história, com recantos únicos como a Plaza de la Villa os Jardins do Príncipe de Anglona e a muralha cristã
A melhor gastronomia
Poucas capitais possuem a nossa variedade gastronómica. Descubra-a em primeira pessoa e visite os seus mercados e espaços gastronómicos. Desfrute do tapeo no Mercado de San Miguel, no moderno Mercado de San Antón (Chueca) ou no Mercado de la Cebada em La Latina. E aproveite e visite também a zona de la Cava Baja, que reúne numerosas tabernas e restaurantes.
Para celebrar qualquer ocasião especial, nada como uma refeição única num restaurante com “estrela” como Saddle, DiverXO, Coque ou Paco Roncero. Restaurantes nos quais se recomienda reservar com antecedência. E o espaço Food Hall de Galería Canalejas oferece uma experiência gastronómica única em Madrid com mais de uma dezena de restaurantes de diferentes especialidades e nacionalidades.
Muita arte
Alguma vez se emocionou com o sapateado de uma bailaora ou com o queixume de um cantaor? Madrid é a capital do flamenco, a arte mais genuinamente espanhola. Deixe voar os seus sentidos em tablaos como o Corral de la Morería, Cardamomo, Las Tablas, Torres Bermejas e Tablao Flamenco 1911 (antigo Tablao Villa Rosa) e o Tablao de la Villa (situado no local que ocupou durante anos no Café de Chinitas) e desfrute dos melhores espetáculos de cante e de baile flamenco em novos espaços como o Teatro Eslava ou o Teatro Flamenco Madrid, um espaço dedicado exclusivamente à arte flamenca que se encontra dentro do Teatro Alfil. Não poderá resistir às palmas!
De compras
"Foste a Madrid e não me trouxeste nada?" Poucos pecados têm menos perdão.... Visite a Loja da Casa de la Panadería e leve consigo um pequeno detalhe para os seus amigos ou familiares.
Depois, passe pelo bairro de Salamanca e, como a caridade bem entendida começa por si próprio, dê-se um capricho em algum dos estabelecimentos das primeiras marcas da moda espanhola, como Loewe, Ágatha Ruiz de la Prada e Felipe Varela ou das grandes firmas de luxo internacionais.
Outra boa opção é o bairro de Malasaña, uma referência madrilena da moda retro e da cultura underground, com uma intensa atividade comercial e onde residem os madrilenos mais in. Ou perca-se pelas estreitas ruas e praças do bairro Conde Duque, com as suas lojas que apostam pelo toque mais pessoal e as suas tabernas de toda a vida.
Destaque ainda para a megaloja da Gran Vía WOW Concept, um centro comercial multimarca e multiproduto; e a Galería Canalejas, uma galeria comercial exclusiva que se tornou o novo ícone do luxo em Madrid.
Com o coração a mil por hora!
Se preferir as experiências que põem à prova a sua adrenalina, pode optar por visitar um referente do ócio madrileno: o Parque de Atracciones ou o Parque Warner Madrid. Uma visita imprescindível, especialmente com as crianças, é ao Zoo Aquarium, um espaço fascinante onde é possível conhecer um pouco da fauna dos cinco continentes.
Como poderá comprovar pessoalmente, 72 horas são pouco tempo para desfrutar de tudo o que Madrid tem para lhe oferecer. Por isso, vá planeando já a sua próxima visita.