De 12 a 15 de setembro de 2024, Madrid converte-se na capital mundial da arte contemporânea, com a celebração do Apertura Madrid Gallery Weekend. Um evento cultural em que numerosas galerias de arte e museus madrilenos inauguram simultaneamente as suas exposições, com horários alargados, que este ano celebra a sua 15ª edição, com a participação de mais de cinquenta galerias e numerosos artistas nacionais e estrangeiros.
Durante quatro dias, Apertura Madrid Gallery Weekend celebrará a sua décima quinta edição, reafirmando-se como o grande evento do mundo da arte a seguir ao verão. O seu principal objetivo é dar a conhecer ao grande público a criação dos artistas contemporâneos e divulgar a cena artística madrilena a nível internacional. Durante este evento especial, as galerias de arte abrirão as suas exposições a um público alargado, nos seus espaços físicos e também em formato digital.
Impulsado por Arte Madrid (Associação de Galerias de Arte Moderna e Contemporânea de Madrid), o público poderá participar na inauguração conjunta das galerias que compõem a associação, que abrirão as suas portas com um horário especial.
Novos artistas e nomes consagrados participam em exposições que abrangem estilos que vão das vanguardas à arte contemporânea, nas suas múltiplas disciplinas: pintura, fotografia, escultura, instalações, etc. Um evento que atrai colecionistas, especialistas e comissários de exposições de todo o mundo, que aqui encontrarão uma seleção de grande qualidade de obras de artistas espanhóis e estrangeiros que incluem pintura, escultura e fotografia.
Apertura Madrid consolida-se assim como um dos Gallery Weekend mais importantes do mundo, imediatamente a seguir ao de Berlim em número de visitantes.